Projeto de Valorização da Capela da N. Sr.ª da Lapa

O projeto de valorização da Capela da N. Sr.ª da Lapa/Sr. do Calvário arranca esta semana em São Mamede de Ribatua. A intervenção, há muito aguardada pelo Município de Alijó, resulta da aplicação das medidas compensatórias que incidem sobre o património histórico dos concelhos afetados pela construção da Barragem de Foz Tua.

A Direção Regional de Cultura do Norte fez-se representar pelo seu Presidente Dr. António Ponte, bem como por uma Equipa Técnica que reuniu no passado dia 28 de Novembro em Alijó e São Mamede de Ribatua, por forma a explicitar a forma como será lançada a respetiva empreitada. Abordou-se ainda outra valorização já prevista e os moldes em que será operacionalizada no decorrer do 1.º trimestre do próximo ano.

A valorização contempla os rebocos das fachadas interiores e exteriores da Capela, a renovação global da instalação elétrica, a intervenção no presbitério, o restauro das imagens e do retábulo-mor assim como do oratório exterior.

O montante global em que se estima se cifrará esta intervenção ascende aos 50.000 €, sendo de destacar a integração deste património religioso em futuros roteiros de interesse artístico relevante.

Galeria de Imagens: http://cm-alijo.pt/noticia/534

Fonte: Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Alijó.