página inicial | mapa do site
ff
Página Oficial - IGESPAR
Contactos - CMA
arqueologia@cm-alijo.pt
Roteiros - Google Earth
Arquivo de Notícias
Visita Guiada ao ATL Arco-Íris de Favaios

"Uma Aldeia Pequenina, mas Cheia de História"

Nós, Os meninos do ATL Arco-Íris de Favaios, dia 18 de agosto de 2011 pelas 9h e 30m partimos rumo à aldeia de Perafita e não só. A viagem foi engraçada, fomos sempre a brincar e para além disso tivemos a oportunidade de conhecer o Dr. Tiago, que é o arqueólogo que nos acompanhou neste passeio. Quando chegamos estava à nossa espera um senhor muito simpático que com o Dr. Tiago nos contou a lenda da aldeia. Todos nós ficamos entusiasmados com a lenda do pastor que fez jorrar água do chão com o seu cajado. A visita continua, agora no interior da bonita igreja, estilo barroco como aprendemos, seguimos para a Torre Sineira e para a Casa dos Milagres, aqui o que mais nos impressionou foram as oferendas que ali se encontravam e uma balança enorme que servia para pesar as pessoas e depois tinham de oferecer cereais ou milho no seu peso. Seguimos viagem até ao Castro do Pópulo, através do Dr. Tiago percebemos para que servia e como foi recuperado. Para terminar fomos até a Anta de Fonte Coberta, o que nenhum de nós sabia era que aquelas “pedras” serviam de tumulo para as famílias importantes. Chegada a hora tivemos de partir, mas a viagem de regresso foi ainda mais divertida. Todos estávamos muito contentes com este passeio que contribui para conhecer um pouco mais do nosso maravilhoso concelho.

Não percam tempo e façam como nós, partam à descoberta...

Fonte: Texto escrito pelo jovem "Paulo Queirós", de 11 anos de idade que acompanhou o "Grupo do ATL Arco-Íris de Favaios", nesta manhã recheada de história.