página inicial | mapa do site
ff
Página Oficial - IGESPAR
Contactos - CMA
arqueologia@cm-alijo.pt
Roteiros - Google Earth
Arquivo de Notícias
Município de Alijó recebe Agrupamento de Escolas de Mêda

No dia 9 de Junho de 2016, cerca de 70 alunos do Agrupamento de Escolas de Mêda do 5º e 6º anos, visitaram o património arqueológico do concelho de Alijó.

Esta visita suscitou um interesse extra na medida em que muitos destes alunos visitaram pela primeira vez o concelho de Alijó, mais especificamente a zona norte, bastante distinta do concelho de origem.

A visita técnica e pedagógica guiada em busca do passado ainda visível nos dias de hoje iniciou-se pela manhã, no Monumento Megalítico da Anta da Fonte Coberta, classificado como Monumento Nacional desde 1910. Aí houve espaço para uma explicação mais alongada sobre este monumento sepulcral repleto de simbolismo e enquadrado no período do Neolítico. De seguida a visita foi orientada para o Castro de São Marcos ou Pópulo, situado entre a aldeia do Pópulo e de Vale de Cunho e classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1997. Os alunos percorreram a pé toda a área envolvente a este Castro, por forma a conhecerem o troço de muralha mais bem conservado, correspondente à vertente norte deste povoado fortificado datado da Idade do Ferro.

No caminho de regresso ainda houve tempo para uma breve visita ao interior da Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, localizada no sopé do monte.

Por parte do corpo docente ficou a promessa de uma nova visita… serão sempre bem-vindos!

Galeria de Imagens

Fonte: Gabinete de Arqueologia do Município de Alijó.


|Topo|Página Inicial|

------------------
--